Sede de Saber

18 Aug

Nitrato < 0,01 mg/L

A água alcalina Ananda possui teor máximo de virginalidade (5 estrelas), provando que o local de onde essa água é coletada nunca teve contaminação por agrotóxicos, pesticidas, fossa ou rede de esgoto. Essa medida de virginalidade é realizada através do teor de nitrato presente na água. A concentração de nitrato permitido pela legislação é 50 mg/mL. A água Ananda possui concentração menor que 0,01 mg/L (0,00001 mg/mL – com as unidades de medida da legislação), ou seja, puríssima!!! Essa concentração é tão baixa, que não é necessário essa informação aparecer no rótulo.
“O contaminante inorgânico de maior preocupação em águas subterrâneas é o íon nitrato, NO3-, que normalmente ocorre em aqüíferos de zonas rurais e suburbanas. O nitrato em águas subterrâneas origina-se principalmente de quatro fontes: aplicação de fertilizantes com nitrogênio, bem como inorgânicos e de esterco animal, em plantações; cultivo do solo; esgoto humano depositado em sistemas sépticos e deposição atmosférica (BAIRD; CANN, 2011).
Uma preocupação recente trata do aumento dos níveis de íon nitrato na água potável, particularmente em água de poços em localidades rurais, sendo a principal fonte deste nitrato a lixiviação de terras cultivadas para os rios e fluxos de água. (BAIRD; CANN, 2011).

Tabela 1 Padrão de potabilidade para algumas substâncias químicas inorgânicas que representam risco à saúde.
___________________________________________
Parâmetro VMP1 (mg/L) MTD*2

Nitrato (como N) 10 1, 2, 3

Nitrito (como N) 1 1, 2
___________________________________________
MTD*: 1 – troca de íons, 2 – osmose reversa e 3 – eletrodiálise.
Fontes: 1Portaria no 2914 do MS; 2VESILIND; MORGAN, 2013
www.creasp.org.br/biblioteca/wp-content/uploads/2014/09/Nitrato-em-agua-1.doc

Nitrato, riscos para saúde humana e fontes de contaminação:
• Riscos para a saúde humana:
– Exposições a altos níveis:
Podem ser nocivos à saúde humana, em especial para crianças e mulheres grávidas, podendo causar intoxicações agudas e muitas vezes fatais em geral devido a sua presença na água para beber contaminada com esgotos ou em alimentos. – Crianças menores de seis meses de idade que bebem água com nitrito/nitrato em excesso desenvolvem a síndrome do bebê azul (cianose devido à formação de metahemoglobina), que se não tratadas evoluem a óbito.
– Exposições contínuas/crônicas:
Há vários estudos em nível nacional e internacional – no site do Instituto do Câncer (www.inca.gov.br) descreve-se essa associação entre água (poços contaminados) e alimentos (por ex. – consumo excessivo de carnes vermelhas) com alta concentração de nitrato, ao maior risco ou maior incidência de câncer do trato gastrointestinal. – A presença de nitrato na água pode causar ainda hipotensão postural (devido à vasodilatação), dores de cabeça, diarreia e mal-estar.
• Principais causas de contaminação da água:
– Fezes de animais e humanos
– Lixo e Esgotos contaminando poços e sistemas de água para consumo humano
– Uso de Fertilizantes e processos utilizados na agricultura
– Decomposição de plantas
–Enchentes
OBS: aspectos geológicos nos locais de lençóis hídricos podem interferir na maior ou menor contaminação dos poços de água para consumo humano.”
(www.sigrh.sp.gov.br/public/uploads/documents/7394/palestra-04-eliana-suzuki.pdf)

Onde Estamos

Fale conosco

Hylem 2017 | Rodovia SP333, KM 196 - Fazenda Santa Terezinha | Bairro Mar D’Espanha - Itápolis | contato@hylem.com.br | SAC ( 11 ) 5090.0999